TRAJETÓRIA DE SUCESSO

A CSO Ambiental

Fundada em 2014, a CSO Ambiental é a concessionária responsável por oferecer atendimento e serviços exclusivos para a Estância Turística de Salto, município localizado no interior do estado de São Paulo.

Todo o trabalho é realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com vigência de 30 anos, o que permite investimentos nos mais diversos campos de forma a garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos Saltenses.

Serviços realizados

Dentre as atividades desenvolvidas pela empresa estão presentes a coleta e transporte de resíduos, varrição e limpeza de vias e logradouros públicos, programa de minimização de resíduos e de gestão integrada, além de manejo de resíduos sólidos, sistema de processamentos e aproveitamento de descartes, gestão dos serviços de áreas verdes e arborização urbana.

Unindo processos eficientes, espírito de inovação e a visão empreendedora de seu fundador, o engenheiro Cineas Feijó Valente, a CSO Ambiental é uma instituição capaz de realizar grandes feitos, que transformaram a cidade de Salto na primeira do país a realizar, integralmente, a coleta domiciliar de resíduos com veículos 100% elétricos.

Cada caminhão deixou de emitir mensalmente 14 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, além de outros gases nocivos à saúde que podem causar doenças pulmonares e cardiovasculares.

Todos os munícipes são atendidos pelo serviço de coleta seletiva, feita nos formatos porta-a-porta e por meio de contêineres. Ao longo da parceria, o município vem conseguindo estimular a reciclagem e o consumo consciente de materiais através da educação e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos, contando com uma rede de Ecopontos e Ilhas Ecológicas, que estão espalhados por todas as regiões.

Diferenciais de uma PPP

A CSO Ambiental desenvolve ainda, em parceria com a municipalidade, projetos de coleta diferenciada em feiras livres, escolas e na área de saúde, fazendo com que o ciclo sustentável já seja uma realidade na Estância Turística de Salto. Resto de merenda escolar, podas de árvores e demais materiais orgânicos recolhidos são enviados para a compostagem, que retornam como adubo orgânico para o município e são utilizados em seus parques e jardins.

A cidade também valoriza os restos de materiais de Construção Civil, que são reaproveitados em obras para confecção de espaços de caminhadas, parques, áreas de praças, operação “tapa-buraco” e na melhoria das estradas rurais e calçamento.

Linha do tempo

2014
Novembro - A CSO Ambiental começa a sua prestação de serviço na Cidade de Salto com 100% da Coleta Mecanizada
2015
Maio - A CSO inaugura o seu canal de atendimento ao cidadão. A Linha da Limpeza
Julho - Inauguração do Ecoponto 2, no Bairro, Santa Cruz, o primeiro por meio da PPP
Setembro - 100% da cidade é atendida pelo serviço de coleta seletiva
2016
Março - Ampliação do Aterro Sanitário de Salto e Inauguração do Ecoponto 3
Junho - Implantação da rede de contêineres subterrâneos
Setembro - Inauguração do Ecoponto 4
2017
Janeiro - Inauguração do Ecoponto 5
Outubro - Início do Georreferenciamento da Arborização Urbana,
Em cumprimento ao Plano Municipal de Arborização de Salto.
2018
Janeiro - Programa de Coleta Diferenciada nas Feiras Livres
Março - Coleta Diferenciada nas Escolas
Abril - Inauguração do Ecoponto Escola, o primeiro com estrutura voltada à Educação Ambiental
Junho Inauguração do Ecoponto 7
Setembro - Encerramento do Aterro de Inertes de Salto
Setembro - Inauguração da Usina de Valorização de Resíduos da Construção Civil (UVRCC)
Outubro - Início de operação do novo Aterro de Inertes de Salto
Dezembro - Inauguração Ecoponto 8
2019
Julho - Inauguração do Ecoponto 9 e do Centro de Educação Ambiental (CEA)
Novembro - 100% da Frota Elétrica - A cidade é a primeira do país a realizar 100% da coleta domiciliar com caminhões compactadores movidos a energia elétrica
Dezembro - Inauguração do Ecoponto 10
2020
Fevereiro - A CSO Ambiental ganha nova sede, ao lado da Prefeitura Municipal
Agosto - Inauguração UVRSU
Agosto - Inauguração Ecoponto Quintal
Agosto - Inaugurada a Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (UBRSU)
Agosto - Inauguração do Ecoponto 11 Quintal. A CSO atinge o objetivo da PPP e atende a todas as macrorregiões de Salto com pontos para a entrega voluntária de resíduos.
PROPÓSITO

Transformar hábitos, por meio de informações, dicas e educação ambiental, inspirando cidadãos conscientes;

Tornar Salto uma referência para outras cidades, através de um modelo integrado na área de limpeza e arborização urbana, ressaltando a importância de ciclos sustentáveis;

Incrementar uma cultura de “cidade limpa é a cidade que o cidadão não suja”, disseminando os ideais de responsabilidade compartilhada entre prefeitura, cidadão e a CSO Ambiental.