TRAJETÓRIA DE SUCESSO

A CSO Ambiental

Fundada em 2014, a CSO Ambiental é a concessionária responsável por oferecer atendimento e serviços exclusivos para a Estância Turística de Salto, município localizado no interior do estado de São Paulo.

Todo o trabalho é realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com vigência de 30 anos, o que permite investimentos nos mais diversos campos de forma a garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos Saltenses.

Serviços realizados

Dentre as atividades desenvolvidas pela empresa estão presentes a coleta e transporte de resíduos, varrição e limpeza de vias e logradouros públicos, programa de minimização de resíduos e de gestão integrada, além de manejo de resíduos sólidos, sistema de processamentos e aproveitamento de descartes, gestão dos serviços de áreas verdes e arborização urbana.

Unindo processos eficientes, espírito de inovação e a visão empreendedora de seu fundador, o engenheiro Cineas Feijó Valente, a CSO Ambiental é uma instituição capaz de realizar grandes feitos, que transformaram a cidade de Salto na primeira do país a realizar, integralmente, a coleta domiciliar de resíduos com veículos 100% elétricos.

Cada caminhão deixou de emitir mensalmente 14 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, além de outros gases nocivos à saúde que podem causar doenças pulmonares e cardiovasculares.

Todos os munícipes são atendidos pelo serviço de coleta seletiva, feita nos formatos porta-a-porta e por meio de contêineres. Ao longo da parceria, o município vem conseguindo estimular a reciclagem e o consumo consciente de materiais através da educação e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos, contando com uma rede de Ecopontos e Ilhas Ecológicas, que estão espalhados por todas as regiões.

Diferenciais de uma PPP

A CSO Ambiental desenvolve ainda, em parceria com a municipalidade, projetos de coleta diferenciada em feiras livres, escolas e na área de saúde, fazendo com que o ciclo sustentável já seja uma realidade na Estância Turística de Salto. Resto de merenda escolar, podas de árvores e demais materiais orgânicos recolhidos são enviados para a compostagem, que retornam como adubo orgânico para o município e são utilizados em seus parques e jardins.

A cidade também valoriza os restos de materiais de Construção Civil, que são reaproveitados em obras para confecção de espaços de caminhadas, parques, áreas de praças, operação “tapa-buraco” e na melhoria das estradas rurais e calçamento.

Linha do tempo

2014
Novembro - A CSO Ambiental começa a sua prestação de serviço na Cidade de Salto com 100% da Coleta Mecanizada
2015
Maio - A CSO inaugura o seu canal de atendimento ao cidadão. A Linha da Limpeza
Julho - Inauguração do Ecoponto 2, no Bairro, Santa Cruz, o primeiro por meio da PPP
Setembro - 100% da cidade é atendida pelo serviço de coleta seletiva
2016
Março - Ampliação do Aterro Sanitário de Salto e Inauguração do Ecoponto 3
Junho - Implantação da rede de contêineres subterrâneos
Setembro - Inauguração do Ecoponto 4
2017
Janeiro - Inauguração do Ecoponto 5
Outubro - Início do Georreferenciamento da Arborização Urbana,
Em cumprimento ao Plano Municipal de Arborização de Salto.
2018
Janeiro - Programa de Coleta Diferenciada nas Feiras Livres
Março - Coleta Diferenciada nas Escolas
Abril - Inauguração do Ecoponto Escola, o primeiro com estrutura voltada à Educação Ambiental
Junho Inauguração do Ecoponto 7
Setembro - Encerramento do Aterro de Inertes de Salto
Setembro - Inauguração da Usina de Valorização de Resíduos da Construção Civil (UVRCC)
Outubro - Início de operação do novo Aterro de Inertes de Salto
Dezembro - Inauguração Ecoponto 8
2019
Julho - Inauguração do Ecoponto 9 e do Centro de Educação Ambiental (CEA)
Novembro - 100% da Frota Elétrica - A cidade é a primeira do país a realizar 100% da coleta domiciliar com caminhões compactadores movidos a energia elétrica
Dezembro - Inauguração do Ecoponto 10
2020
Fevereiro - A CSO Ambiental ganha nova sede, ao lado da Prefeitura Municipal
Agosto - Inaugurada a Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (UVRSU)
Agosto  - Inauguração do Ecoponto 11 Quintal. A CSO atinge o objetivo da PPP e atende a todas as macrorregiões de Salto com pontos para a entrega voluntária de resíduos.

Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

A CSO Ambiental de Salto, em cumprimento à Lei nº 14.611 de 04 de Julho de 2023, à Portaria MTE Nº 3.714 ao Decreto nº 11.795/2023, está divulgando o relatório de igualdade salarial.

É de suma importância esclarecer previamente que, o referido relatório criado exclusivamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego está baseado em informações do ano de 2022, bem como se utiliza da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é um sistema que organiza e classifica as profissões existentes no Brasil, sem qualquer função de regulamentação das mesmas, como também, nem sempre apresenta bases comparáveis.

Sendo assim, não houve qualquer análise sobre as características das operações da empresa.

Por fim, é importante destacar que os dados dos relatórios estão anonimizados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD 13 709/2018. As informações foram agrupadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego de acordo com os Grandes Grupos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

Clique no link e confira o relatório
PROPÓSITO

Transformar hábitos, por meio de informações, dicas e educação ambiental, inspirando cidadãos conscientes;

Tornar Salto uma referência para outras cidades, através de um modelo integrado na área de limpeza e arborização urbana, ressaltando a importância de ciclos sustentáveis;

Incrementar uma cultura de “cidade limpa é a cidade que o cidadão não suja”, disseminando os ideais de responsabilidade compartilhada entre prefeitura, cidadão e a CSO Ambiental.