Fundada em 2014, a CSO Ambiental é a concessionária responsável por oferecer atendimento e serviços exclusivos para a Estância Turística de Salto, município localizado no interior do estado de São Paulo.
Todo o trabalho é realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com vigência de 30 anos, o que permite investimentos nos mais diversos campos de forma a garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos Saltenses.
Dentre as atividades desenvolvidas pela empresa estão presentes a coleta e transporte de resíduos, varrição e limpeza de vias e logradouros públicos, programa de minimização de resíduos e de gestão integrada, além de manejo de resíduos sólidos, sistema de processamentos e aproveitamento de descartes, gestão dos serviços de áreas verdes e arborização urbana.
Unindo processos eficientes, espírito de inovação e a visão empreendedora de seu fundador, o engenheiro Cineas Feijó Valente, a CSO Ambiental é uma instituição capaz de realizar grandes feitos, que transformaram a cidade de Salto na primeira do país a realizar, integralmente, a coleta domiciliar de resíduos com veículos 100% elétricos.
Cada caminhão deixou de emitir mensalmente 14 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, além de outros gases nocivos à saúde que podem causar doenças pulmonares e cardiovasculares.
Todos os munícipes são atendidos pelo serviço de coleta seletiva, feita nos formatos porta-a-porta e por meio de contêineres. Ao longo da parceria, o município vem conseguindo estimular a reciclagem e o consumo consciente de materiais através da educação e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos, contando com uma rede de Ecopontos e Ilhas Ecológicas, que estão espalhados por todas as regiões.
A CSO Ambiental desenvolve ainda, em parceria com a municipalidade, projetos de coleta diferenciada em feiras livres, escolas e na área de saúde, fazendo com que o ciclo sustentável já seja uma realidade na Estância Turística de Salto. Resto de merenda escolar, podas de árvores e demais materiais orgânicos recolhidos são enviados para a compostagem, que retornam como adubo orgânico para o município e são utilizados em seus parques e jardins.
A cidade também valoriza os restos de materiais de Construção Civil, que são reaproveitados em obras para confecção de espaços de caminhadas, parques, áreas de praças, operação “tapa-buraco” e na melhoria das estradas rurais e calçamento.
Transformar hábitos, por meio de informações, dicas e educação ambiental, inspirando cidadãos conscientes;
Tornar Salto uma referência para outras cidades, através de um modelo integrado na área de limpeza e arborização urbana, ressaltando a importância de ciclos sustentáveis;
Incrementar uma cultura de “cidade limpa é a cidade que o cidadão não suja”, disseminando os ideais de responsabilidade compartilhada entre prefeitura, cidadão e a CSO Ambiental.